"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 28 de abril de 2014

BVRio e Grupo Boticário fazem primeira operação de Créditos de Logística Reversa

A BVRio e o Grupo Boticário celebraram, nesta sexta-feira (25/04/2014), as primeiras negociações de Créditos de Logística Reversa de Embalagens, por meio da BVTrade, plataforma eletrônica da bolsa de valores ambientais BVRio. A atuação do Grupo Boticário neste mercado será continuada a partir destas primeiras operações, e o volume de créditos adquiridos pelo Grupo deve chegar a 1200 toneladas ao longo dos próximos dois meses. O sistema da BVRio permite que empresas de todo o país possam contribuir de forma efetiva para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ao mesmo tempo em que promovem a inclusão dos catadores no processo, que passam a receber o pagamento pelos serviços prestados ao meio ambiente e para toda a sociedade. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, já confirmou presença no evento. 
Para o presidente-executivo da BVRio, Pedro Moura Costa, o valor adicional gerado pela venda de créditos cria um incentivo para que uma gama maior de resíduos seja coletada e reciclada no país. “O sistema é uma forma eficiente e transparente de implementar a logística reversa, além de contribuir de forma não assistencialista ao desenvolvimento das cooperativas de catadores”, diz Moura Costa.
De acordo com o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, com a negociação, a empresa reforça o seu pioneirismo. “Estamos alavancando o mercado de Créditos de Logística Reversa no país. Esta ação está conectada ao nosso plano estratégico de longo prazo em sustentabilidade. Nosso objetivo é contribuir, de forma efetiva, com o desenvolvimento da sociedade e a proteção do meio ambiente. E acreditamos que uma das etapas importantes para a redução do impacto ambiental é a destinação correta de embalagens pós-consumo”, afirma Grynbaum.
A Bolsa Verde do Rio de Janeiro foi criada em 2012 para operar mercados de ativos ambientais como meio de promover a economia verde no país. A instituição desenvolveu, em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, o sistema de créditos de resíduos sólidos para facilitar operações entre cooperativas de catadores e o setor empresarial. A bolsa é um dos mecanismos que podem ser utilizados para que as empresas cumpram a PNRS, que determina que as organizações implementem a logística reversa de embalagens pós-consumo, num processo que envolva catadores e promova a sua emancipação econômica. Com a venda de Créditos de Logística Reversa, cooperativas de catadores são remuneradas pelos serviços ambientais prestados à sociedade. A BVRio também desenvolveu e opera um mercado de Créditos de Destinação Adequada de Pneus Inservíveis, assim como mercados florestais para cumprimento do novo Código Florestal Brasileiro.
A negociação com a BVRio se soma às outras ações do Grupo Boticário em Logística Reversa. Mesmo antes da aprovação da PNRS, a empresa já disponibilizava pontos de coleta das embalagens nas lojas da unidade O Boticário, para a destinação adequada dos resíduos. Até o fim deste ano, todas as outras unidades do Grupo (Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box), lançadas mais recentemente, contarão igualmente com os pontos de coletas de embalagem. Desde 2004 o Grupo Boticário também apoia o programa da Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) “Dê a Mão para o Futuro”, de capacitação e fomento financeiro para associações e cooperativas de catadores. 
Após a iniciativa do Boticário, outras empresas já demonstraram interesse em participar. Ontem a empresa Piraquê, fabricante de biscoitos, iniciou compras de Créditos de Logística Reversa, e as associações ANIB (de fabricantes de biscoitos), ABIMA (de massas, pães e bolos) e a empresa Marfrig, todas se manifestaram positivamente quanto à esse sistema.
Sobre a BVRio: A bolsa de valores ambientais BVRio é uma associação sem fins lucrativos formada para promover o uso de mecanismos de mercado que facilitem o cumprimento de leis ambientais brasileiras. Através da sua plataforma BVTrade, a BVRio apoia o desenvolvimento de mercados ambientais em todo o Brasil. A BVRio foi vencedora do Katerva Awards 2013, categoria Economia. Para saber mais, visite: www.bvrio.org e www.bvtrade.org
Assista ao vídeo sobre a BVTrade na logística reversa: https://www.youtube.com/canalbvrio
Sobre o Grupo Boticário:
Constituído em 2010, o Grupo Boticário é uma referência internacional no varejo de beleza. Controla quatro unidades de negócio (O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box), e é mantenedor da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Está presente em sete países e conta com uma força de trabalho composta por 6 mil colaboradores diretos que acreditam que beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.

Informações à Imprensa

BVRio - Quartzo Comunicações
Atendimento: Maria Benevides
fone: (61) 3536-9475/(61) 8188-2973

Grupo Boticário - Brodeur Assessoria de Comunicação
Atendimentol: Liane Leonel
liane.leonel@brodeur.com.br – fone: (11) 3330-1821

Fonte: BVRio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br