"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Participem do sorteio do livro: LOGÍSTICA - UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E PRÁTICA DE SUPRIMENTO, PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA REVERSA

Os blogs 'Logística e SCM' e 'Logística Reversa e Sustentabilidade', em parceria com a Editora Ulbra, estão sorteando um exemplar do livro: Logística - Uma abordagem conceitual e prática de suprimento, produção, distribuição e logística reversa, organizado pela professora e consultora Ms. Dalva Santana. 

Ah, a logística empresarial brasileira! Quanta evolução nos últimos anos. De praticamente inexistente, passou a desempenhar operações altamente sofisticadas e complexas. Ainda temos muito a avançar, mas não podemos deixar de considerar o quanto evoluímos e o quanto o pensamento logístico está hoje presente em nossas instituições de ensino. Seja por meio de cursos de graduação ou pós-graduação, seja pela produção intelectual, que tem crescido ano a ano, bastando ver a apresentação de artigos em eventos ou nas revistas acadêmicas por todo o país. Assim ao receber em primeira mão uma versão deste livro, fiquei maravilhado por encontrar uma obra escrita por autores nacionais que aborda os três principais sub-sistemas logísticos: suprimentos, produção e distribuição, além de logística reversa (fundamental quando se fala em empreendimentos sustentáveis). Além disso, o livro foi escrito por dez autores, o que permite uma visão abrangente e multidisciplinar (pelas diferentes formações dos seus autores). Inicia com uma visão da evolução histórica (essencial para quem quer compreender como essa disciplina evoluiu ao longo do tempo) e continua com um importante esclarecimento do conceito de gerenciamento integrado das cadeias de suprimentos, o SCM, tão mal compreendido pelas pessoas que atuam tanto na academia quanto no dia a dia das operações logísticas. Outro ponto que me chamou a atenção foi o capítulo sobre custos logísticos, uma vez que essa é uma área carente de suporte teórico-prático na maioria das organizações que prestam serviços logísticos. Ao encerrar tratando das operações de logística reversa, os autores demonstram a importância dessa atividade logística para os dias atuais, em que as organizações são cada vez mais exigidas em termos de responsabilidade sócio-ambiental, e a sociedade cobra dos agentes empresariais compromissos sérios com a questão da sustentabilidade. O livro está recheado de exemplos práticos (casos), apresentados pelos autores de forma límpida e extremamente didática, facilitando a compreensão do conteúdo teórico pelos leitores. Assim, somente me cabe parabenizar a iniciativa e saudar a vinda ao público leitor de uma importante obra que agrega importantes conhecimentos à comunidade logística brasileira. Parabéns aos autores, aos quais manifesto meus mais sinceros votos de sucesso, aliados ao desejo de que continuem produzindo nessa área. 
(Edelvino Razzolini Filho - Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Paraná).

A iniciativa coordenada pela professora Dalva Santana em reunir os artigos de especialistas nas diversas áreas de estudo da logística é, primordialmente, audaciosa e abrangente. Comparativamente ao universo restrito de produção acadêmica e científica do país, destacam-se a versatilidade dos temas analisados e a variedade de estilo e forma na elaboração dos conteúdos publicados. Tem-se, inequivocamente, um exemplo a ser seguido e aperfeiçoado por outros autores, considerando também a imprescindível participação dos leitores da obra como corresponsáveis pelo seu contínuo aperfeiçoamento. Citando Aristóteles: “A educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces”. Recomendo a leitura, o debate e o enriquecimento dos temas apresentados nesta obra. 
(Adalberto Panzan Jr - Presidente da ADS Micrologística Ltda).

O Sindicato das Empreas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul (SETCERGS) sempre teve por objetivo fomentar e estimular o desenvolvimento das suas empresas associadas, através do conhecimento e de práticas que possam propiciar um crescimento sustentável. Esta obra nos inspira a isso. Estamos diuturnamente trabalhando conceitos e práticas para o desenvolvimento do país. Esperamos que todos estes conteúdos possam ser difundidos no meio acadêmico de forma muito ampla. Toda vez que nos cercamos de conteúdos mais técnicos, a cadeia de processos logísticos se amplia, reduzimos custos e os profissionais da área se valorizam, obtendo melhores colocações no mercado de trabalho. Por consequência, melhores serviços serão apresentados.
(Sérgio Gonçalves Neto - Presidente do SETCERGS)

O livro é composto por 11 capítulos de diversos autores:
Cap 1 - Apontamentos sobre a logística, Autora: Dalva Santana
Cap 2 - Logística e supply chain management, Autora: Patricia Guarnieri
Cap 3 - Armazenagem e movimentação de materiais, Autor: Guilherme Chagas Pereira
Cap 4 - Nível de serviço logístico, Autor: Mauro Roberto Schluter
Cap 5 - Logística de distribuição, Autor: José Antônio Sanz
Cap 6 - Estratégias de marketing e canais de distribuição, Autora: Paula Maines da Silva
Cap 7 - Análise da demanda e da oferta logística, Autor: Guilherme Chagas Pereira
Cap 8 - Custos aplicados à logística, Autor: Nestor Alberto Rancich Filho
Cap 9 - Pesquisa operacional aplicada à logística, Autores: Mauricio João Atamanczuk e João Carlos Colmenero
Cap 10 - Logística Reversa como uma ferramenta competitiva e sustentável na cadeia de suprimentos, Autora: Dalva Santana
Cap 11 - Desenvolvendo projetos de tecnologia de informação (TI) em logística, Autor: Attila Elod Blesz Junior

Para adquirir o livro CLIQUE AQUI

Aproveite e participe do sorteio de um exemplar, para participar é necessário:

1)compartilhar a postagem do facebook: https://www.facebook.com/pages/blog-logística-e-scm/220689234637728?ref=hl

2)clicar em participar desta promoção no sorteieme:
https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/302949

4)curtir a fan page do blog Logística Reversa e Sustentabilidade:
https://www.facebook.com/pages/blog-logística-reversa-e-sustentabilidade/216661118358050?ref=hl



2 comentários:

Livros - Submarino.com.br