"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O princípio cradle to cradle na prática - O caso da Desso


A reportagem de Stuart Crainer, diretor de redação da Business Strategy Review, ligada à London Business School trata sobre  Cradle to Cradle, conceito que já foi tema de uma postagem aqui no blog (Clique aqui para ler), achei muito interessante e compartilho um trecho com vocês, ao final disponibilizo o link para quem quiser ler na íntegra.
O autor ressalta que no mundo dos negócios, as ideias que colam são as que respondem a necessidades ou demandas de seu tempo. Pense na gestão da qualidade total [TQM, na sigla em inglês] nos anos 1980; na reengenharia nos anos 1990; na estratégia da base da pirâmide na primeira década deste século. Se você está à procura de uma ideia que possa repercutir nos próximos anos, uma das principais concorrentes talvez seja a do cradle to cradle [literalmente, do berço ao berço], que argumenta basicamente que nossa atitude em relação ao meio ambiente tem de mudar. 
Hoje, as empresas já ficam felizes de ser um pouquinho melhores. Sentem-se virtuosas simplesmente por reciclar alguma coisa, reduzir o consumo de energia ou algo do gênero. O conceito cradle to cradle, no entanto, sustenta que nossa atitude em relação a produtos e produção ainda se mantém como na Revolução Industrial. 
O conceito cradle to cradle (em inglês, do berço ao berço) prega o desenvolvimento de produtos com matérias-primas 100% recicláveis, que podem ser usadas e reutilizadas indefinidamente. A partir desse conceito, a Desso, fabricante de carpetes holandesa, mudou completamente a mentalidade dominante na empresa e a maneira de fabricar seus produtos, aumentando a lucratividade e promovendo a sustentabilidade em seu nível mais alto.

Para ler a matéria na íntegra: CLIQUE AQUI

Fonte: HSM

3 comentários:

  1. Patrícia,

    vim desejar um ótimo ano de 2013, com muitas realizações e mais e mais sucesso à vc...
    Obrigado por manter este blog excelente, e por ajudar (ou em particular, ter ajudado a mim) todos que recorrem à sua experiência quando precisam, com muita simpatia e presteza...

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Esse assunto de Cradle to Cradle está tão atual que no segundo dia de realização do último ICIEOM em Portugal que fui houve a apresentação do Keynote speaker Dr. Michael Braungart, fundador e diretor científico do EPEA de Proteção Ambiental e Agência de Fomento GmbH (EPEA), em Hamburgo, Alemanha e emm sua apresentação, Cradle to Cradle, fez uma série de argumentações para o mundo ser mais sustentável, desde corte de cabelo para economizar água até utilização de fontes alternativas para gasolina, diesel e álcool. Muito interessante!
    Parabéns novamente Patrícia pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi Pamela,
    Obrigada pelo comentário!
    Esse assunto é atualíssimo, tenho o livro do dr. Michael Braungart, é maravilhoso! é um conceito super inovador que veio para ficar, muitas empresas como Nike, Adidas, empresas do ramo automotivo já estão implementando o conceito.
    Que legal que você foi para Portugal e teve a oportunidade de assistir a palestra dele! :-)

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br