"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Logística Reversa de medicamentos vencidos - Wallmart de SP, RS e DF recebem medicamentos vencidos

Desde abril, os supermercados da rede Walmart de São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal passaram a recolher, em suas farmácias, medicamentos vencidos e caixas de remédios.
Inicialmente, apenas nove farmácias da rede serão postos de coleta. Com capacidade para armazenar até 40 kg de remédios por mês, o material é levado por transportadoras especializadas no descarte deste tipo de resíduo, considerado perigoso.
A máquina coletora registra o código de barras dos medicamentos, permitindo que remédios controlados também possam ser descartados, além de registrar quais medicamentos foram recolhidos. Nas estações, há espaços separados para todos os tipos de remédios: comprimidos, líquidos, pomadas e o compartimento para o descarte das caixas.
O destino final deste material é ou o Aterro Industrial Classe 1, especializado nesse tipo de resíduo ou a incineração.
Segundo dados da BHS (Brasil Health Service), cerca de 90% da população descarta medicamentos vencidos no vaso sanitário ou no lixo, o que gera contaminação da água e do solo. A ANVISA estima que, por ano, a população produza em torno de cinco mil a 34 mil toneladas de resíduos em forma de remédios.
As farmácias da rede até o momento estão aptas a receber medicamentos vencidos são: Walmart Shopping Dom Pedro (Campinas-SP), Walmart São José do Rio Preto (São José do Rio Preto-SP), Walmart Morumbi (São Paulo-SP), Walmart São José dos Campos (São José dos Campos-SP), Walmart Sorocaba (Sorocaba-SP), Walmart Brasília (Brasília-DF), BIG Sertório (Porto Alegre-RS), BIG Zona Sul ( Porto Alegre- RS) e Hiper Bom Preço Boa Viagem (Recife-PE).

Fonte: Portal EcoD. 

12 comentários:

  1. Boa Noite Patricia. Meu Nome é Flávia Já havia falado com você pelo FACE... Estou elaborando o meu trabalho de conclusão de curso, Faço ADM e gostaria de faze-lo sobre logistica reversa.. Poderia me dar alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia, tudo bem?
      lembro de você Flávia.
      O primeiro passo é que você leia alguns materiais sobre o assunto para delimitar seu tema, se quiser posso lhe enviar materiais, só preciso do seu e-mail. Poderia me informar?
      Abçs e boa sorte em sua pesquisa!

      Excluir
  2. Boa noite Patricia.
    Off topic, mas eu tava lendo um artigo da Carla Fernanda Mueller e ela falava da PRM – Product Recovery Management, o que seria isso afinal?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Alisson, tudo bem?
    é uma parte da logística reversa: gerenciamento da recuperação de produtos, no caso de produtos que podem ser reparados e revendidos no mercado secundário, por exemplo.
    Att,
    Patricia

    ResponderExcluir
  4. Olá Patrícia. Meu nome é Núbia. eu estou fazendo meu TCC sobre logística reversa no descarte de medicamentos. Peço algumas dicas suas, se possível, pois este assunto é pouco explorado. Meu e-mail é: nubia.leite1@hotmail.com.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome é Delaila e irie fazer um TCC com este tema logística reversa de descarte de medicamentos,gostaria muito que voçe nos desse umas dicas,meu e-mail é delaila_01@hotmail.com
    desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Delaila,
    Enviei materiais sobre LR de medicamentos em seu e-mail. Espero que sejam úteis.
    Quanto à dicas, sites úteis, sites para baixar mateiriais grátis, tudo você encontra aqui no blog ok? Navegue no menu no topo da página.
    Att,
    Patricia

    ResponderExcluir
  7. Ola Patricia, meu nome é Mariana e gostaria de fazer meu trabalho de conclusão de curso sobre logística reversa de medicamentos. Peço que me envie através do meu e-mail mariana-steffens@hotmail.com algum material sobre o assunto.
    Atenciosamente, Mariana

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Mariana,
    Não existem muitos artigos sobre logística reversa de medicamentos.Compartilhei uma pasta com você via dropbox. Utilize os links para baixar materiais grátis que indico no menu do topo da página.
    Att, Patricia Guarnieri

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Estou fazendo meu TCC sobre logística reversa de medicamentos. Peço que me envie material sobre o assunto. Estou encontrando um pouco de dificuldade, pois não é um tema muito comum. E-mail: lehliavila@yahoo.com.br

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Patricia...
    Meu nome é Viviane, e estou iniciando o meu Tcc sobre a Logística Reversa de medicamentos, gostaria se possível de receber dicas e material para concluí-lo... Meu e-mail vivipda1@htmail.com... Desde já obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Patricia!
    Meu nome é Morgana e estou iniciando meu projeto de tcc sobre logística reversa e gostaria se possível me encaminhar os materais que você tem disponível.Email: morganapv@bol.com.br Desde já agradeço.Atenciosamente.

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br