"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Confira como o lixo está sendo reutilizado na decoração de ambientes - Portal EcoHospedagem visita pousadas e hotéis e compartilha conosco idéias muito interessantes!

Jogar as coisas no lixo está por fora!
Veja exemplos de alguns hotéis que reutilizam resíduos que antes iam para o lixo na decoração de ambientes, artesanato, dentre outros usos. São idéias simples que podem ser aplicadas em qualquer lugar.
Durante  visitas a hotéis, pousadas e resorts que desenvolvem ações de sustentabilidade a equipe do Portal Ecohospedagem conheceu muitas ações de reuso de materiais que podem ser aplicadas por qualquer empreendimento ou mesmo em nossas casas. 
Reuso de garrafas pet e garrafas de vidro
Garrafas são, talvez, um dos resíduos mais produzidos em nossas casas e hotéis, por isso, qualquer ideia para reutilizá-las é sempre bem vinda.
A esquerda o artesanato feito com garrafas de vidro realizado pela proprietária da Estalagem Taj Mauá, localizada em Visconde de Mauá, divisa do Rio de Janeiro e Minas Gerais. 
A direita a utilização de garrafas de vidro na construção das paredes de um dos quartos da Pousada El Nagual, localizada em Magé, no Rio de Janeiro. Além de evitar que essas garrafas se amontoem nos lixões, o uso delas permite a entrada de luz natural nos ambientes, diminuindo assim o consumo de energia elétrica. Sem falar na beleza estética!

reuso-de-garrafas-em-hoteis

Outros exemplos de reutilização de garrafas.

diferentes-reusos-para-garrrafas

Reuso de latas
Seguem três ações adotadas em hotéis visitados pela equipe do Portal EcoHospedagem que encontraram meios de reutilizar latas de tinta e de outros produtos.
Os dois hotéis em questão estão situados na região de Visconde de Mauá, Rio de Janeiro. Um deles, o Hotel Bühler, reutilizou latas de tinta como lixeiras para coleta de resíduos. Já o Hotel Taj Mauá, além de adotar a ideia das latas de tinta do Bühler, também reutiliza latas de leite condensado como cinzeiro.


latas-de-lixo-e-cinzeiros-reciclados

Duas formas de reuso bem legal para latas, mais especificamente aquelas latas de atum ou sardinha são mostrados nas imagens a seguir.

reuso-de-latas-de-atum-ecohospedagem

 Reuso de folhas de jornal

Outro produto que gera muitos resíduos, e com o qual não há muito o que fazer, são os jornais, e uma boa forma de reutilzá-los é transformando-os em sacos de lixo. Através do Origami, podemos evitar o uso de muitas sacolinhas plásticas.

sacos-de-lixo-de-jornal

 Outras embalagens de produtos

Seguem mais algumas opções para reuso de resíduos sólidos.
Um bom exemplo é a utilização de embalagens de Tetrapak como isolantes térmicos. As embalagens, olacadas embaixo das telhas são uma forma de controlar a temperatura interna dos ambientes, evitando que fiquem muito quentes nos dias de sol e muito frias nos dias de inverno. Ótima idéia não?
O Hotel Rancho das Framboesas, localizado em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, já possui o isolamento ecológico em três dos seus sete chalés. Veja mais sobre o Rancho das Framboesas clicando aqui.

isolante-termico-de-tetrapack


Ainda há formas de reuso para miolos de papel higiênico e para garrafões de plástico mais resistente.

reciclagem-de-rolo-de-papel-higienico-e-garrafao


Reuso de outros tipos de materiais


Para finalizar seguem algumas ideias para a reutilização de outros tipos de materiais, equipamentos e produtos.
No Hotel Fazenda da Barra, a antiga antena parabólica já sem utilidade, transformou-se em um guarda-sol e no El Nagual, a antiga caixa de monitor de computador, transformou-se em um ótimo recipiente para realizar a compostagem de matéria orgânica.

guarda-sol-feito-de-antena-parabolica-e-compostagem-em-monitor-de-computador

E ainda existem ideias para reutilizar pneus velhos, bolinhas de tênis, caixas, tambores plásticos, caixas de madeira e monitor de computador.

reuso-de-varios-materiais


reuso-de-caixas-de-adeira-e-monitor-de-computador-ecohospedagem

O Portal EcoHospedagem tem um Post muito legal falando sobre a compostagem de matéria orgânica, que nada mais é do que transformar sobras de alimentos em adubo! Veja mais aqui.

Contribuíram com esta publicação

Por: Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

Fonte: Portal EcoHospedagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br