"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Logística reversa de medicamentos com prazo de validade expirado em MS

Os medicamentos fora do prazo de validade devem ser descartados de maneira correta, assim como ocorre com resíduos químicos ou eletrônicos. Diante desta necessidade, uma rede de farmácias de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, lançou a campanha “Destino Consciente”.
A motivação da Drogaria São Bento foi o fato de que boa parte da população não sabe quais devem ser os cuidados adequados para o descarte de medicamentos. Segundo um estudo feito pela Faculdade Oswaldo Cruz, 70% dos consumidores não se desfazem corretamente dos remédios vencidos. 
Este cenário, que inclui falta de conscientização, pode resultar em contaminação do solo e das águas, que consequentemente irão prejudicar a saúde humana. Assim, a proposta da campanha “Destino Consciente” é levar informação e ainda oferecer postos de coleta de medicamentos em suas farmácias.
Antes mesmo que o projeto entre em vigor, a farmacêutica Flávia Buainain já alerta que os remédios não devem ser descartados em vasos sanitários ou em lixões e aterros, para evitar possíveis danos à saúde.
Conforme informações publicadas no site de notícias locais, Idest, a campanha será lançada oficialmente no dia 04 de novembro, na Câmara Municipal de Campo Grande. As medicações entregues nos postos de coleta passarão por tratamento técnico e posteriormente serão incineradas.

Com informações do Idest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br