"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A caixa preta da área energética do Brasil e o Projeto de Belo Monte - Confira a entrevista de Eliane Brum com o prof. Celio Bermann da USP

Olá pessoal,
Acabei de ler uma entrevista da Revista Época que tenho que compartilhar com vocês. Nas redes sociais têm havido muitos debates a respeito da Construção da Usina de Belo Monte, de um lado os ambientalistas, defensores das populações indígenas e dos ribeirinhos que vivem às margens do Xingu e de outro lado os defensores da Usina.
Eu como profissional na área de Logística e também ambientalista, busco ler ao máximo e considerar todas as opiniões para chegar a uma conclusão, tentando ser o mais justa possível, diante dos fatos. 

Após ler esta entrevista de Eliane Brum para   a Revista Época, com o  professor da USP Célio Bermann, que é considerado um dos maiores especialistas na área energética do país e inclusive, trabalhou no Governo Lula e foi assessor ambiental da Dilma, no Ministério de Minas e Energia, fiquei ainda mais convicta da opinião que tinha anteriormente.  Procuro sempre postar aqui no blog, informações de fontes confiáveis, com embasamento, pois hoje, temos um problema muito sério: Muita informação, que nem sempre é confiável... Por isso temos que desenvolver uma nova capacidade "Filtrar a informação". Não podemos sair por aí lendo qualquer coisa na Internet e achando que aquilo é verdade absoluta. Temos sempre que conferir e criticar.
Por isso aconselho a todos que ainda não têm opinião formada sobre a Usina de Belo Monte e também para aqueles que já a têm. Leiam essa matéria! Além de muito esclarecedora, chama a atenção para pontos interessantíssimos e nos faz refletir sobre tudo o que está envolvido neste mega-projeto.
*Se você é aquele tipo de leitor que acha que Belo Monte vai “afetar apenas um punhado de índios”, esta entrevista é para você. Talvez você descubra que a megaobra vai afetar diretamente o seu bolso. Se você é aquele tipo de leitor que acredita que os acontecimentos na Amazônia não lhe dizem respeito, esta entrevista é para você. Para que possa entender que o que acontece lá, repercute aqui – e vice-versa. Se você é aquele tipo de leitor que defende a construção do maior número de usinas hidrelétricas já porque acredita piamente que, se isso não acontecer, vai ficar sem luz em casa para assistir à novela das oito, esta entrevista é para você. Com alguma sorte, você pode perceber que o buraco é mais embaixo e que você tem consumido propaganda subliminar, além de bens de consumo. Se você é aquele tipo de leitor que compreende os impactos socioambientais de uma obra desse porte, mas gostaria de entender melhor o que está em jogo de fato e quais são as alternativas, esta entrevista também é para você.
Como tenho escrito com frequência sobre a megausina hidrelétrica de Belo Monte, por considerar que é uma das questões mais relevantes do país no momento, observo com atenção as manifestações dos leitores que comentam neste espaço ou em redes sociais como o Twitter. Anotei as principais dúvidas para incluí-las aqui e assim colaborar com o debate.

Confiram a entrevista na íntegra CLIQUE AQUI

*Por: Eliane Brum para a Revista Época




Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem. É autora de um romance - Uma Duas (LeYa) - e de três livros de reportagem: Coluna Prestes – O Avesso da Lenda (Artes e Ofícios), A Vida Que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial, Prêmio Jabuti 2007) e O Olho da Rua (Globo).E codiretora de dois documentários: Uma História Severina e Gretchen Filme Estrada. Contatos: elianebrum@uol.com.br e @brumelianebrum

2 comentários:

  1. Ola Patricia!
    Obrigada por compartilhar esta entrevista. Estava justamente buscando informacoes sobre o assunto. Deixa bem claro a decisao sobre qual desenvolvimento pretendemos para o futuro do pais. Pena que esta discussao ou este tipo de informacao tenha um publico restrito. Mas encaminhei a varios amigos...
    Parabens pelas demais informacoes tbem...Sou sua leitora. Abraco!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcia, tudo bem?
    Obrigada pela sua participação!
    Este assunto é bastante polêmico, com essa matérias creio que temos argumentos consistentes para se manifestar contra.
    Obrigada, fico feliz em saber que aprecia o blog.
    Abraços

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br