"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Palestra sobre Logística Reversa no VII SEAUPP


Esta semana tive o prazer de participar como palestrante do VII SEAUPP - Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente, abordando o tema Logística Reversa, e também, pude conhecer um pouco mais sobre a universidade e o curso de Engenharia Ambiental.
O evento  já  está em sua 7ª edição neste ano de 2011, ano este que coincide com o aniversário de 10 anos do ingresso da primeira turma no curso de Engenharia Ambiental no campus da Unesp de Presidente Prudente. 
Fui muito bem recebida pelos alunos e professores do curso e parabenizo toda a equipe organizadora do evento, que teve o envolvimento maciço dos alunos. 
A programação do  VII SEAUPP incluiu propostas visando a sustentabilidade tendo como base os problemas ambientais da sociedade, indústrias, empresas e demais setores. Desta forma é possível complementar a formação dos participantes ampliando seu conhecimento e aproximando-os das questões ambientais através de maiores esclarecimentos a cerca das políticas de gerenciamento e planejamento  para a prevenção e mitigação de impactos ambientais.

Entre as propostas do simpósio estão palestras,visitas técnicas e mini-cursos temáticos oferecidos por profissionais ou estudiosos da área. Além da exposição de trabalhos sobre assuntos pertinentes às questões ambientais. 
Eu abordei o tema Logística Reversa e os impactos da Política Nacional de Resíduos Sólidos para todos os atores envolvidos no processo de gestão de resíduos sólidos.  A abordagem deste tema foi sugerida pelos alunos do curso, o que prova que eles estão conscientes das mudanças advindas com a PNRS,  fiquei muito feliz em receber o convite e participar deste evento.
Além disso, simplemente "amei" o material fornecido aos participantes do evento: uma camiseta feita de PET reciclada, uma ecobag e uma caneca para evitarmos a utilização de copos plásticos e reduzir a geração de resíduos, além de muito  bonitos e de muito bom gosto, são sustentáveis!
Fica a idéia para quem organiza eventos na área de meio ambiente e sustentabilidade, "ser sustentável" também no material fornecido aos participantes demonstra coerência com os propósitos ambientais!
Agradeço ao curso de Engenharia Ambiental da UNESP de Presidente Prudente pela oportunidade e convite e desejo que o SEAUPP tenha vida longa, pois iniciativas como estas contribuem muito para a disseminação do conhecimento e troca de experiências sobre temas relevantes e atuais que afetam os profissionais que atuam nesta área e em áreas correlatas.

Abraços a todos!

Por: Patricia Guarnieri para o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br