"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O fim das sacolas plásticas está próximo

Com a proibição da distribuição gratuita de sacolas plásticas, todos terão que se adpatar à essa nova realidade. A sanção da legislação que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas nos comércios de São Paulo, assinada na última semana pelo prefeito Gilberto Kassab, levantou polêmica entre os sindicatos da indústria plástica e em parte dos usuários.
Apesar de ter sido comemorada pelos ambientalistas e consumidores preocupados com o futuro do planeta e os impactos ambientais gerados pelas sacolas plásticas, a decisão levantou questionamentos sobre quais seriam as alternativas às tradicionais sacolas plásticas.
Existem algumas opções como as sacolas feitas com plástico reciclado ou de origem vegetal. Mesmo assim, o consumidor pode optar por alternativas que resultem em menos resíduos descartados nos aterros, que são as ecobags e até mesmo o reaproveitamento de caixas de papelão disponibilizadas pelo próprio estabelecimento comercial.
                                      sacola
Uma dúvida frequente entre os consumidores é em relação à reutilização das sacolas plásticas para o descarte de lixo. Assim que a proibição foi divulgada, muitas pessoas se manifestaram alegando que as sacolas não eram simplesmente descartadas, mas ganhavam outra utilidade. No entanto, até para essa função das sacolas plásticas existem alternativas mais verdes, já que as sacolas plásticas levam centenas de anos para se decompor.
As empresas supermercadistas têm até o final do ano para extinguir as sacolas de seus estabelecimentos, e nós temos esse tempo para nos acostumarmos a viver sem elas.  Qual alternativa você pretende adotar para fazer compras: ecobags, caixas de papelão ou reutilizar as sacolas plásticas que estão guardadas em casa?

Por: Alana Rany
Disponível em: Revista Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br