"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Em breve lançamento do livro: Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental de autoria de Patricia Guarnieri

Olá pessoal,
É com muita alegria que informo a vocês que em breve meu livro sobre Logística Reversa será lançado. A motivação para escrever este livro surgiu devido às minhas pesquisas e vivência profissional na área de Logística Reversa nos últimos anos (desde 2004, para ser mais exata) e também devido a participação de vocês no Blog Logística Reversa e Sustentabilidade, através de seus comentários e dúvidas.  Em breve divulgarei os dados sobre o lançamento, o qual será online, visando atingir a maioria dos seguidores e interessados no tema que estão localizados em diversos estados e também em outros países, também já aviso em primeira mão que haverá o sorteio de um dos exemplares para os seguidores, então não perca tempo comece a seguir o blog agora  mesmo para ter chances de concorrer ao livro. Acompanhe o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade para obter mais informações nos próximos dias.
Abraços a todos!!


4 comentários:

  1. Parabéns pela obra! Com certeza ficarei no aguardo e se não for pedir demais que me informe caso haja uma tarde de autógrafos, pois farei questão de adquirir um exemplar!

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco, tudo bem?
    Obrigada pelo carinho. Como a maioria do público a que se destina o livro está localizado em diversos estados e alguns até mesmo em outros países, creio que o lançamento será online para abranger a maioria do público. Mas quem sabe algum dias não nos encontramos em algum evento...
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. oi PATRÍCIA.
    SOU ESTUDANTE DO CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA NA ETEC DE CUBATÃO SP.

    PRIMEIRAMENTE QUERO LHE DAR PARABÉNS PELO SITE GOSTO MUITO DO CONTUDO DO SITE, MUITO BOM MESMO, JÁ TA NOS MEUS FAVORITOS. E GOSTEI MUITO DE SABER QUE A SENHORA VAI LANÇAR UMA OBRA SOBRE LR JÁ QUE É DIFÍCIL ACHAR UMA OBRA BOA SOBRE A MESMA, JÁ ESTOU NA EXPECTATIVA.

    ESTOU FAZENDO UM TCS SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-VENDA MAIS VEJO QUE É UM TEMA POUCO CONHECIDO E EXPLORADO, EU E O MEU GRUPO FIZEMOS UMA PESQUISA AQUI NA CIDADE MESMO EM MICROEMPRESAS, E NENHUMA DELAS OUVIU FALAR OU SI QUER SABE OQUE É LOGÍSTICA REVERSA QUANTO MAIS SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-VENDA.

    LI O LIVRO: LOGÍSTICA REVERSA
    MEIO AMBIENTE E COMPETITIVIDADE.
    MAIS SÓ EXISTE EXEMPLOS DE LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-VENDA EM GRANDES EMPRESAS.

    SERÁ QUE A SENHORA PODERIA ME AJUDAR?

    PODERIA ENVIAR MATERIAL SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-VENDA, ALGUNS EXEMPLOS PARA MICROEMPRESAS DE QUALQUER RAMO, PARA ME AJUDAR PLEASE.

    MEU EMAIL: ANDRE_TERY@HOTMAIL.COM

    DESDE JÁ AGRADEÇO..

    ResponderExcluir
  4. Olá André, como vai?
    Obrigada! Fico feliz em saber que gostou do blog, quanto ao livro, realmente existem poucas obras publicadas a respeito, na semana que vem o livro já estará publicado, enviarei um e-mail avisando.
    Quanto a materiais sobre logística reversa de pós-venda, é difícil mesmo de encontrar dados, as empresas relutam em fornecer dados a este respeito, normalmente empresas como HP, Submarino, Americanas, Carrefour, Extra, Dell, etc... que vendem inúmeros produtos, dentre eles os tecnológicos, por internet, possuem um volume alto de devoluções, você teria que tentar entrar em contato com este tipo de empresas para tentar obter dados.
    Quanto as microempresas não conhecerem a logística reversa, realmente por este nome muitas não conhecem, mas você deve questioná-las quanto às devoluções de produtos por erros ou desacordos comerciais, ou ainda por problemas de garantia e se os encaminham para a reciclagem, reuso ou os vendem para o mercado secundário, os quais são canais da logística reversa.
    No meu livro isto está bem claro... quanto ao livro de Paulo R. Leite, realmente é uma obra essencial e básica em qualquer trabalho sobre LR. Estou enviando em seu e-email alguns materiais, espero que sejam úteis, mas especificamente sobre pós-venda há pouco material publicado. Verifique no menu do topo da página "materiais grátis" e tente pesquisar nos links que indico, pode pesquisar por assunto, ok?
    Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas poste no blog e logo responderei.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br