"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



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domingo, 9 de janeiro de 2011

Logística Reversa da Unilever

A preocupação da Unilever com a redução dos impactos ambientais também permeia as etapas de distribuição dos produtos. A Unilever utiliza a prática de logística reversa, recolhendo todos os produtos danificados, vencidos e avariados dos pontos de venda. As embalagens são encaminhadas para a reciclagem, garantindo que os resíduos tenham um final ecologicamente correto.
Outra medida adotada no ponto de venda foi a troca de seus freezers para sorvetes por equipamentos isentos de CFC, que utilizam um gás ecológico, o R290, que não agride a camada de ozônio e não contribui para o efeito estufa.
O Circuito Estático (CE) é um planejamento estratégico das operações logísticas da Companhia, que visa otimizar os fluxos de transportes comuns entre si, ou seja, o mesmo caminhão utilizado para transportar certa quantidade de carga é aproveitado para retornar com a quantidade equivalente de “carga retorno”. Com esse mapeamento é possível obter a redução da quantidade de veículos rodando e a maximização da utilização dos mesmos, pois as cargas (idas e voltas) são garantidas e utilizadas sempre com a capacidade dos veículos mais completa possível. A partir desse planejamento, a empresa deixou de emitir mais de 2.400 toneladas de CO2 ao ano.
No ano de 2003 a Unilever começou a utilizar o sistema de backhaul, que consiste no aproveitamento da utilização do frete retorno da operação do cliente. Dessa forma, a mesma frota utilizada pelo cliente, que sai do seu Centro de Distribuição (CD) para abastecer suas lojas, aproveita também para transportar a mercadoria do CD da Unilever, novamente destinada ao seu CD. Assim, evitamos trajetos sem mercadoria.
A integração dessas operações possibilitou otimizar a utilização dos veículos da Unilever e, ao todo, deixamos de emitir anualmente para a atmosfera mais de 800 toneladas de CO2.

Fonte: Unilever

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