![]() |
Fonte: CEDIR/USP |
A maioria das pessoas troca seu computador pessoal no máximo com 2 anos de uso e com o aumento do poder do consumo e os novos lançamentos que aparecem diariamente para nos seduzir este prazo tende a diminuir cada vez mais.
Tendo em vista este problema, e também às legislações vigentes como a Lei 12.305/2010 da PNRS, as empresas são impelidas a encontrar soluções ambientalmente corretas. Existem empresas como a "Descarte Certo", especializada em logística reversa que, através de parcerias com operadores logísticos e empresas de reciclagem oferece um serviço de coleta dos resíduos eletroeletrônicos, basta preencher um formulário no site: Descarte Certo agendando sua coleta. A empresa coleta desde CDs, pilhas e baterias até refrigeradores e os encaminha para a reciclagem, no entanto, para isso ela cobra o valor do frete, a tabela com os custos para cada tipo de resíduo eletroeletrônico pode ser encontrada no mesmo site.
Por outro lado, fabricantes de produtos tecnológicos estão também desenvolvendo programas de logística reversa, como por exemplo a empresa Dell. O programa de Logística Reversa Dell oferece aos proprietários de produtos da sua marca um serviço que recolhe e encaminha para reciclagem, os equipamentos obsoletos que não são mais desejados pelos consumidores. O serviço é oferecido tanto para empresas como para clientes residenciais e não tem custo para o consumidor, para agendar uma coleta basta acessaro site e preencher um formulário: Logística Reversa Dell
Este serviço também é oferecido através de um parceiro da Dell, este pode impor uma taxa de cancelamento se você cancelar num prazo de 2 dias úteis antes da data programada de coleta.Em ambos os casos, as empresas têm atitudes sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente, além de obter retorno econômico, pois os resíduos eletrônicos que serão coletados poderão ser reciclados, reutilizados como matéria-prima no processo produtivo ou vendidos para o mercado secundário. Desta forma a LOGÍSTICA REVERSA, cumpre seu papel demonstrando viabilidade econômica e contribuindo com a redução de resíduos descartados no meio ambiente.
Por: Patrícia Guarnieri - Blog Logística Reversa
Nenhum comentário:
Postar um comentário