"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Novo livro sobre Logística Reversa - Logística Reversa como Solução para o Problema do Lixo Eletrônico: Benefícios Ambientais e Financeiros


Recentemente foi lançado pela Editora Qualitymark mais um livro sobre Logística Reversa, o que é uma ótima notícia, tendo em vista a carência que temos atualmente de materiais na língua portuguesa nesta área.
O livro trata especificamente da logística reversa do lixo eletrônico, que tem aumentado vertiginosamente devido as crescentes inovações tecnológicas e maior descartabilidade dos produtos em consequência de um menor ciclo de vida.
Hoje, trocamos celulares, computadores, notebooks, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, como trocamos de roupa ou calçados, portanto, o lixo eletroeletrônico cresce proporcionalmente e temos que encontrar soluções para este problema que causa impactos muito sérios ao meio ambiente e à saúde humana.
Os  resíduos eletroeletrônicos contém metais pesados que causam diversos danos à saúde por isso não devem ser descartados em aterros sanitários e lixões, além disso há possibilidades reais de ganhos financeiros e ambientais com a exploração da logística reversa deste tipo de resíduos, pois os metais pesados e preciosos que contém tem um interessante valor de mercado.
E é justamente isso que poderão perceber no livro: Logística Reversa como Solução para o Problema do Lixo Eletrônico: Benefícios Ambientais e Financeiros, de autoria de Eduardo Miguez, publicado em Outubro/2010, editora Qualitymark.Além disso o autor apresenta estudos de caso de empresas que realizam a logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos, que demonstram aplicações reais da logística reversa agregando benefícios ambientais e financeiros às empresas que a adotam. Não deixe de ler! Eu recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br