"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 16 de novembro de 2010

White goat - Máquina que recicla papel transformando aparas em rolos de papel higiênico

Imaginem uma máquina na qual você coloca os resíduos, ela realiza a reciclagem e gera um produto novo, prontinho para ser usado... Seria um sonho não?! Mas esta máquina já existe, é mais uma novidade tecnológica dos japoneses. Ela produz rolos de papel higiênico através de aparas de papel gráfico.  Muito interessante. Confiram!!
A White Goat é uma criação da empresa japonesa Oriental Co, que basicamente serve para reciclar folhas de papel e convertê-las em rolos de papel higiênico, tudo isso de forma completamente automatizada; O usuário só tem que introduzir as folhas de papel usadas e apertar um botão para obter seu rolo de papel higiênico recém criado.
•O funcionamento é muito simples e a White Goat se encarrega de tudo. Somente há que introduzir 40 folhas de papel na máquina que as tritura para seguidamente criar com elas uma massa de papel que finalmente passa por um secador, é cortada e enrolada;
Pronto, após 30 minutos, que é o quanto dura o processo, já teríamos nosso rolo de papel higiênico reciclado;
•Segundo a Oriental Co, produzir cada rolo de papel sai aproximadamente por 11 centavos de dólar;
Eles só esqueceram de verificar a viabilidade econômica do investimento:
•Supondo-se 8 horas/dia=480 minutos/30 minutos para produzir cada rolo = 16 rolos por dia X 0.11 centavos = U$1,76 X 1,73 = R$3,04
•O custo do equipamento é U$100 mil.
•Ou seja o retorno do investimento levará uma eternidade. 
Seria realmente um sonho, se além de ser uma solução inovadora, fosse mais produtiva, agregasse maior valor ao produto e fosse mais barata! 
Imaginem quantos rolos deverão ser produzidos para conseguir ter o retorno do investimento?!

Assistam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=i51zo3LA70U&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br