"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Rota da reciclagem de embalagens longa vida

Este é um belo exemplo da estruturação de um canal reverso. É uma iniciativa da empresa Tetra Pak, fabricante de embalagens longa vida. São aquelas caixinhas que embalam o leite, sucos, molhos de tomate, água de côco, creme de leite, leite condensado e tantos outros produtos que consumimos diariamente, ela é composta de polietileno, alumínio e papel, o fato de ser formada por três materiais diferentes tornava muito difícil sua reciclagem. O resultado desta dificuldade era vista por todos nós nas pilhas de lixo jogadas nas ruas e lixões.
Atualmente, existem diversas tecnologias disponíveis para a reciclagem das embalagens longa vida. A reciclagem das fibras e do plástico/alumínio que compõem a embalagem começa nas fábricas de papel, em um equipamento chamado "hidrapulper", semelhante a um liquidificador gigante.
Durante a agitação do material com água e sem produtos químicos, as fibras são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Em seguida, essas fibras são lavadas e purificadas e podem ser usadas para a produção de papel utilizado na confecção de caixas de papelão, tubetes ou na produção de material gráfico, como os folhetos distribuídos pela Tetra Pak
O material composto de plástico/alumínio é destinado para fábricas de processamento de plásticos, onde é reciclado por meio de processos de secagem, trituração, extrusão e injeção. Ao final, esse material é usado para produzir peças plásticas como cabos de pá, vassouras, coletores e outros.
Outro processo de reciclagem permite que o plástico com alumínio seja triturado e prensado a quente, transformando-se em uma chapa semelhante ao compensado de madeira que pode ser usada na fabricação de divisórias, móveis, pequenas peças decorativas e telhas. Esses materiais têm grande aplicação na indústria de construção civil.
Outra tecnologia, esta nova e inédita, desenvolvida localmente no Brasil, trabalha com o processamento do composto de plástico/alumínio em um forno de plasma. O sistema aquece a mistura de plástico e alumínio a altíssimas temperaturas em uma atmosfera sem oxigênio (que preserva a qualidade do alumínio). Neste processo, o plástico se quebra em moléculas, transformando-se em parafina e o alumínio se funde, tornando-se matéria-prima pura novamente, que pode voltar a ser folha para uso em embalagens longa vida. Uma planta industrial com esta tecnologia começa a operar em 2005 por meio de uma parceria da Tetra Pak, Klabin, Alcoa e TSL.
Este processo pode, inclusive ser entendido como Upcycling, aquele conceito que expus para vocês há alguns dias atrás, através do qual se consegue agregar maior valor aos resíduos, especificamente neste caso a parafina obtida com o processo é de melhor qualidade do que muitas outras existentes no mercado e o alumínio é um exemplo de Recycling (Reciclagem), no qual o resíduo se transforma em matéria-prima pura novamente.
Ou seja, as embalagens longa vida são uma ótma opção para quem se preocupa com o meio ambiente.
Para fomentar estes processos de reciclagem e resolver o problema do descarte inadequado deste tipo de embalagens a Tetra Pak criou o site Rota da Reciclagem que é mais uma ação a favor da reciclagem e em defesa do meio ambiente. Este espaço mostra de forma didática como qualquer pessoa interessada pode participar do processo de separação e entrega das embalagens longa vida para a reciclagem. Informa ainda onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens da Tetra Pak.
Este é um serviço que está em constante atualização e VOCÊ pode contribuir bastante para isso. Caso conheça alguma iniciativa de coleta seletiva, seja ela Cooperativa, Comércio ou PEV, que não esteja listada; informe à Tetra Pak para que possam incluí-la! Assim podemos trabalhar juntos para aumentar essa cadeia de reciclagem! Cadastre-se e/ou Entre em Contato para enviar as informações .
Acesse, use, faça suas observações, proteja o meio ambiente você também!

Para saber mais e se cadastrar acesse:
http://www.rotadareciclagem.com.br/index.html?c=oquee
Alguns trechos do texto foram extraídos do site da empresa Tetra Pak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br