"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Resíduos Sólidos: em busca de soluções

Conscientizar a população para implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que aguarda votação do Senado Federal, é o caminho defendido pelo secretário dos Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Silvano Silvério. Segundo ele, é preciso envolver a sociedade para fazer a destinação adequada do lixo.
“Se a população não fizer sua parte, se o cidadão não mudar seus hábitos de consumo, terá problemas ao longo do tempo”, ressaltou o secretário, lembrando que a política estabelece responsabilidades compartilhadas para a destinação do lixo. Um seminário, na semana passada, debateu propostas para a gestão dos resíduos sólidos e soluções concretas já implantadas com sucesso em outros países.
O Brasil produziu, em 2009, mais de 57 milhões de toneladas de resíduos sólidos, o que correspondeu a um aumento de 7,7%, segundo dados da publicação “Panorama dos Resíduos Sólidos 2009″, lançada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.
De acordo com a publicação, quase metade das 22 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos coletados no Brasil ainda são dispostos de forma inadequada, em aterros controlados ou lixões, que não garantem a devida proteção ambiental.

Fonte: http://www.ambienteenergia.com.br/2010/05/residuos-solidos-em-busca-de-solucoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br