"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Prefira as sacolas recicláveis

Todos nós sabemos que as sacolas plásticas que recebemos quando fazemos alguma compra para embalar os produtos, são altamente prejudiciais ao meio ambiente. Além de acumularem-se em córregos, rios e no mar, são confundidas com alimento e passam a ser ingeridas por animais, causando deformações e a sua morte prematura.
Estas sacolas levam em torno de 450 anos para se decompor no meio ambiente.

Tendo em vista este problema, foram desenvolvidas embalagens com princípios sustentáveis. As sacolas de plástico oxibiodegradável (OBD) desaparecem logo após descartadas na natureza.

A este material é adicionado um sal metálico que o oxida por calor e ação dos raios ultravioleta. Isso permite que micro-organismos (bactérias), presentes no solo, possam colonizá-lo e convertê-lo em água (H2O), carbono (CO2) e biomassa. Logo passa a não ser mais plástico.

O material OBD não contém metais pesados ou outros venenos. Esta atitude simples evitará mais de 400 anos de decomposição do plástico normal.

Você usuário e você gestor, faça sua parte! Prefira as sacolas recicláveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário