"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 3 de abril de 2010

Empresas de refrigerantes foram multadas por não darem destino correto às embalagens

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná autuou na quarta-feira (31) fabricantes de refrigerantes e bebidas não-alcoólicas em R$ 14 milhões - cada uma foi multada em R$ 1 milhão – pelo descumprimento da legislação ambiental no que se refere à destinação dos resíduos de embalagens que disponibilizam no mercado. As empresas multadas foram Alflash, Brasfrigo, Chocoleite, Ambev, Danone, Nestlé, Pepsi-Cola, Schincariol, Red Bull, Refrigerantes Pakera, SIG Combibloc, Coca-cola, Ultrapan, Yoki.

Para o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, os fabricantes não cumpriram com o planejamento previamente acordado – com a Secretaria e o Ministério Publico - para a logística reversa de suas embalagens. “O nosso entendimento foi que estas empresas não estão assumindo os passivos ambientais produzidos por suas práticas comerciais no Estado”, disse.

Desde maio de 2009 técnicos da Secretaria, por meio do Programa Desperdício Zero, mantiveram conversas e negociações com a Associação Brasileira de Refrigerantes e Bebidas Não-Alcoólicas (ABIR), instituição que foi eleita pelas empresas para mediar as discussões e elaborar um Plano de logística reversa, que deveria ser apresentado à Secretaria.

As empresas foram enquadradas no artigo 80 do decreto federal 6514/2008, por desrespeito a autoridade ambiental, falta do Plano de Gerenciamento de Resíduos, que se referem às embalagens pós-consumo dos seus produtos, entre outros dispositivos da Legislação Ambiental. Além da autuação, as empresas terão ainda que apresentar um novo Plano de Gerenciamento.

Fonte: http://jornale.com.br/portal/parana/56-03-parana/2667-governo-multa-empresas-de-refrigerantes-em-r-14-mi.html

7 comentários:

  1. Ola,Dr Patricia
    Agradeço pela sua resposta e atençao.
    Gostei desta noticia,ja esta fazendo efeito
    abraço .volto logo com certeza.
    ]Jacqueline

    ResponderExcluir
  2. Preciso de material para um artigo sobre o Tema
    quais autores vc pode me indicar?

    ResponderExcluir
  3. Ola Bruna,
    Você precisa de material sobre Logística Reversa ou mais especificamente sobre embalagens da indústria de bebidas e alimentícia? Caso necessite sobre Log. Reversa, verifique no menu da pagina inicial, nas abas "Livros" e também verifique os sites na aba "Materiais grátis". Os autores base (livros) são Paulo R. Leite e Roggers & Tibben-Lembke, além dos outros livros que indico. Sobre artigos, pode citar os meus Guarnieri e outros autores que encontrará nos links que indico. se quiser posso lhe enviar vários materiais por e-mail, basta me informar seu e-mail.
    Att,

    ResponderExcluir
  4. Olá Deoclécio,
    Obrigada por seu comentário! Também resido em Recife atualmente.
    Acabei de lhe enviar materiais, dentre eles há uma dissertação de mestrado de um conhecido que escreveu exatamente sobre LR de pallets, espero que sejam úteis, se precisar de algo mais, poste aqui no blog e logo responderei.
    Abraços e sucesso em suas pesquisas!

    ResponderExcluir
  5. Ola Patricia!
    Adorei seu blog, ele é fantastico, muito completo, ja ate adicionei a minha lista de favoritos pois vou precisar muito agora.
    To fazendo MBA em logistica, e tenho que fzer um artigo sobre logistica reversa, com um estudo de caso.
    Gostaria que voce me indicasse algumas empresas que nao foram muito abordadas ainda, mas que tem um grande potencial de estudo. Quero abordar tambem sobre a nova lei sancionada.

    Desde ja agradeço
    Flávia Graciele
    flaviagsfreitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Flávia, como vai?
    Obrigada! Enviei alguns materiais no seu e-mail, para você conhecer mais o assunto. Quanto às empresas Flávia, vou te dizer quais são mais exploradas, porque atualmente todas as empresas ou terão que implementar, ou já estão em fase de implementação da LR, então você tem um campo enorme para explorar. Primeiramente você deve definir um ramo a atuar, delimitar a localização das empresas (nacional ou na cidade em que reside, por ex) e então pesquisar no google a lista de empresas que se encaixam neste perfil. Caso esteja pensando em fazer em indústria de bebidas e alimentos, as mais exploradas são Coca-Cola, Supermercados Extra, no caso de embalagens a Tetra pak. Qualquer dúvida adicional, poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços e boa sorte em suas pesquisas!

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigado pelos arquivos que voce enviou, tenho certeza que irao me ajudar muito.
    Voce sabe de alguma empresa ou ramo que tenha grande potencial de estudo mas que ainda nao tenha sido muito abordado, que possa me indicar?
    ALguma no ramo de eletronicos, pode ser tb

    Flávia Graciele

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br