"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 24 de março de 2010

Revista Digital Envolverde

Oi pessoal,

Verifiquem mais uma fonte de informações atualizadas sobre o meio ambiente. Acessem a Revista Digital Envolverde no site:
http://www.envolverde.com.br/index.php?inc=expediente.html

A Agência Envolverde foi criada em 1995 para administrar no Brasil o Projeto Terramérica, realizado em parceira com a Agência Inter Press Service (IPS) e com os Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud). Desde então vem se especializando na cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento humano, educação e cidadania planetária. Em janeiro de 2005 nasce a Envolverde – Revista Digital, que reúne todo o conteúdo jornalístico produzido pela equipe da Envolverde em uma única publicação digital, realizada em parceria com a AW4 Tecnologia.

Abraços a todos,

7 comentários:

  1. Patricia, bom dia, espero que possa me ajudar com uma dúvida. Como mencionei anteriormente, meu TCC é sobre logistica reversa. Ate entao, pretendo falar sobre a destinaçao que um supermercado dá às embalagens de papelão que embalam as mercadorias. Neste caso quem pratica a logística reversa: o supermercado ao vender a embalagem para uma empresa tratá-la e usá-la como materia prima ou a empresa que compra este material, o processa e coloca de novo na cadeia de suprimentos? Ou seriam os dois? Me bateu esta dúvida agora. Fiquei receosa em abordar o trabalho do supermercado e este não ser considerado logistica reversa e sim a empresa que compra o material. Se puder esclarecer minha dúvida, ficarei muito agradecida. Abraços, Luciana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Luciana, tudo bem?
    Então... vamos lá!
    No teu caso se você vai tratar somente do caso do supermercado que vende o papelão, a logística reversa feita por ele é: a venda para o mercado secundário - aí se encerra o papel do supermercado, porém, você pode estender o seu caso e talvez mudar o título englobando as palavras... o ciclo reverso do papelão, em vez de citar o caso do supermercado X, entende? Se fizer isso... você poderá relatar a logística reversa do papelão enquanto ele pertence ao supermercado, que dá a destinação - venda para o mercado secundário - e depois continuar relatando todo o ciclo explicando como ele é reciclado pela empresa retroprocessadora - que o utiliza como matéria-prima (porém não virgem e sim reciclada) e o reinsere no ciclo produtivo novamente, fabricando tais produtos.
    Desta forma, você poderá explicar a vantagem da LR para duas empresas, enquanto que se o resíduo fosse simplesmente jogado no lixo, não haveria tantos benefícios.
    Seria muitíssimo interessante se conseguisse apurar o valor das receitas obtidas pelo supermercado e das economias que a empresa retroprocessadora obtem com a utilização da matéria-prima reciclada.
    Espero ter auxiliado. Qualquer dúvida adicional, entre em contato novamente, ok?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Patricia, mais uma vez muitissimo obrigada pela atençao. Sua ajuda esta sendo valiosa. Seria realmente mais interessante. Vou avaliar essa possibilidade. Abraços, Luciana

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Patrícia, gostaria de saber como entramos em contato para uma palestra? Pois nos dias 03,04 e 05/05 teremos a Semana Paulo Freire na escola que estudo Técnico em Logistica na Etec Cidade Tiradentes e falaremos sobre Logistica Reversa e estamos buscando parceiros para palestrarem.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Pode entrar em contato através do e-mail:
    patguarnieri@gmail.com

    abraços,

    ResponderExcluir
  6. Boa noite patricia, tudo bem?

    trabalho em uma empresa de aerossol e geramos residuos com tintas,oleos,purificadores de ar varios produtos, pela logistica reversa destes meus residuos somente os residuos de oleo são reversos porem tenho responsabilidade pelos outros residuos, devo coletar estes outros residuos e assim serem residuos reversos tambem??

    no transporte destes residuos devo emitir NF com qual natureza de operação?

    como são feitos os acordos setoriais ?

    que cadastros devo fazer e quais estão ativos?

    devo identificar no estabelecimento e na embalagem a PNRS que o local recebe residuos reversos e a embalagem é um residuo reverso?

    ResponderExcluir
  7. Olá, como vai?
    Estou bem obrigada por perguntar!
    Com certeza você tem responsabilidade por todos os resíduos que gera, sejam eles tóxicos ou não. A logística reversa tem o objetivo de agregar valor quando possível aos resíduos gerados ao final dos processos produtivos ou devolvidos por algum problema.
    Pelo que entendi você quer implementar um processo de logística reversa, neste caso é melhor contratar um profissional para uma consultoria, pois todas as características dos resíduos e da sua empresa, bem como legislações específicas devem ser cuidadosamente estudados, antes de responder estas perguntas.
    As embalagens também são resíduos e devem ser destinadas corretamente para a reciclagem.
    No seu caso, o melhor a fazer neste momento é contratar um profissional para lhe auxiliar com a implementação do projeto. Caso algo seja planejado de forma errônea, a sua empresa pode ser multada, correr o risco de ficar sem operar e consequentemente, ter danos financeiros.
    espero ter auxiliado. Se tiver outras dúvidas, poste no blog e logo responderei, ok?

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br