"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 17 de março de 2010

Resíduos de isopor no Paraná

Representantes de empresas de isopor se reuniram com técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos nesta terça-feira (16). O objetivo foi a definição de propostas concretas de logística reversa, retirando do meio ambiente os resíduos produzidos pelas empresas, e debater de maneira conjunta com poder público, iniciativa privada e sociedade, soluções para destinação correta e reciclagem dos produtos.
O Poliestireno Expandido (EPS), popularmente conhecido como isopor, é um dos resíduos mais problemáticos para os 22 municípios integrantes do G22 – grupo formado pelo Programa Desperdício Zero da SEMA, por produzirem mais resíduos no Estado. O Programa de Governo tem como meta reduzir em 30% o volume de lixo destinado aos aterros sanitários municipais, ampliando sua vida útil. “O isopor é um problema nacional e no Paraná, como dificilmente alguém faz a coleta, ele ocupa muito espaço, principalmente nos aterros sanitários”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.
Na reunião, os representantes da Associação Brasileira de Poliestileno Expandido (Abrapex) falaram das ações feitas e ganharam 30 dias para apresentar aos 22 municípios uma proposta concreta e viável. “O que queremos saber é quem produz o isopor. Vamos cobrar à participação de todos os envolvidos na cadeia do isopor para chegarmos a uma solução”, sugeriu coordenador de resíduos sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Laerty Dudas.
O encontro, segundo o coordenador de reciclados da Termotécnica e representante da Abrapex, Paulo Michels, serve como primeiro passo para mobilizar os envolvidos. “Da parte do poder público é tudo o que queríamos ouvir. Este encontro é fundamental para avançarmos para conscientizar que todos cooperem na logística reversa do isopor”.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=54957&tit=Governo-e-empresas-de-isopor-e-gesso-atuam-juntos-para-destinacao-correta-dos-residuos

6 comentários:

  1. Oi Patrícia, como vai?
    Sou estudante de PhD e também mantenho um site dedicado à logística, com várias matérias de logística reversa. Gostaria de te convidar a fazre uma visita.
    O site chama-se Logística Descomplicada, e o link está no meu nome.

    Abraços!
    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro,

    Obrigada pelo convite! Com certeza visitarei seu site!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia, sou gerente de logística de uma empresa de tratamento de resíduos sólidos de saúde e industriais. Gostaria de ter acessos a sites e fontes de pesquisa para soluções de baixo para logística reversa em meu segmento.

    abraços,

    Bruno

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruno, como vai?
    Um site muito importante, no qual encontrará muitas informacões é do CEMPRE - Compromisso Empresarial de Reciclagem:
    www.cempre.org.br
    Quanto às legislações específicas sobre resíduos de saúde:
    www.anvisa.gov.br e
    www.mma.gov.br
    Existem também outros sites, nos quais poderá encontrar recicladores, pontos de coleta e casos:
    http://www.achetudoeregiao.com.br/lixo_recicle/lixo_hospitalar.htm
    www.madeinforest.com
    http://www.hsasaude.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=92&Itemid=106
    Além disso, dê uma olhada nas postagens anteriores, nos quais dou dicas de sites de pesquisa de artigos científicos, com certeza, poderá encontrar alguns casos com soluções interessantes. Se quiser me informar seu e-mail, posso lhe enviar artigos sobre logística reversa.
    Abraços e obrigada pela participação no blog!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo retorno e atenção... pesquisei nos sites que vc me informou. Ainda não encontrei o que busco... rs
    Porém já tenho um caminho a seguir!

    Um abraço e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruno!
    Obrigada! Talvez se me disser o que procura especificamente, eu poderia ajudar.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br