"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Programa de embalagens do Grupo Pão de Açúcar

A rede Pão de Açúcar oferece sete opções de sacolas retornáveis - cinco confeccionadas em ráfia sintética, uma em algodão com a frase "eu sou uma sacola verde" e outra acoplável ao carrinho de compras. A rede foi a primeira empresa do varejo brasileiro a oferecer sacolas retornáveis como alternativa às embalagens plásticas e registra a venda de 638 mil unidades de sacolas em suas lojas desde 2005, quando o programa teve início.

Como forma de diminuir a necessidade da utilização de embalagens plásticas, desde o ano passado, o Pão de Açúcar também oferece a opção de sacolas plásticas mais resistentes. A iniciativa faz parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável das Sacolas Plásticas da Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos), em parceria do INP (Instituto Nacional do Plástico) e Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis). Essas sacolas suportam até 6 quilos ante 4,5 quilos na versão anterior e o programa já gerou uma redução de 40% no uso de sacolas plásticas na rede.

Ainda na linha da redução da demanda por plásticos, estarão disponíveis: caixas de papelão, sacolas kraft e saquinhos de papel com certificação FSC (Forest Stewardship Council/ Conselho de Manejo Florestal), garantindo que o papel utilizado na embalagem é obtido de reflorestamento.

Como resultado de todas essas ações, o Pão de Açúcar registrou uma redução de 80 milhões de sacolinhas e R$ 1.600.000 de fevereiro a outubro de 2009 comparado ao mesmo período do ano passado.

Para ler a notícia completa accesse:
http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia.php?IdNoticia=130728

22/12/2009 - 16:56:09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br