"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 27 de setembro de 2009

Logística Reversa de vidro

O Brasil produz em média 980 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, usando cerca de 45% de matéria-prima reciclada na forma de cacos. Parte deles foi gerado como refugo nas fábricas e parte retornou por meio da coleta. Em 2007, o setor faturou cerca de 1,5 bilhões de reais.
Os Estados Unidos produziram 10,3 milhões de toneladas em 2007 sendo o segundo material em massa mais reciclado, perdendo apenas para os jornais.
O principal mercado para recipientes de vidros usados é formado pelas
vidrarias, que compram o material de sucateiros na forma de cacos ou recebem diretamente de suas campanhas de reciclagem. Além de voltar à produção de embalagens, a sucata pode ser aplicada na composição de asfalto e pavimentação de estradas, construção de sistemas de drenagem contra enchentes, produção de espuma e fibra de vidro, bijuterias e tintas reflexivas.
47% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil, somando 470 mil ton/ano. Desse total, 40% é oriundo da indústria de envaze, 40% do mercado difuso, 10% do "canal frio" (bares, restaurantes, hotéis etc) e 10 % do refugo da indústria.

Fonte: http://www.cempre.org.br/fichas_tecnicas.php?lnk=ft_vidro.php

46 comentários:

  1. Oi Patricia,
    Como vai?
    Meu nome é Thales e estou cursando o ultimo semestre (10°) do curso de Engenharia de Produção, na Universidade Jorge Amado, situada na cidade de Salvador, Bahia.
    Então Patricia, minha dúvida é no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e eu estava pesquisando na internet sobre Logistica Reversa e Reciclagem do Vidro, pois foram assuntos interessantes e que eu gostei e identifiquei, so que eu nao estou conseguindo fazer desses dois assuntos um único tema, e eu ja estou ficando desesperado. É aí que eu quero sua ajuda, se possivel, qual tema se encaixaria para esses dois assuntos?
    Foi com essas pesquisas que encontrei seu Blog e achei que com sua experiência nessa área poderia me ajudar.
    Desde então muito obrigado.

    Att.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Enviarei no seu e-mail alguns materiais para que você leia e verifique como pode delimitar seu tema. A logística reversa envolve vários canais reversos para o gerenciamento dos resíduos, como por ex. o vidro, desta forma existem várias formas de dar a destinação correta para estes, como por ex: reciclagem, remanufatura, reuso, disposição em aterro sanitário, etc.
    No caso do vidro, há a utilização do vidro reciclado em diversos produtos, como também os vidros podem ser reutilizados para outro fim, como por ex, utilizar um vidro de Nescafé, customizar a tampa e vender como vidro para guardar biscoitos. Há as empresas que preferem vender seus resíduos de vidro para o mercado secundário em vez de reciclar elas mesmas. Então, primeiramente, você deve ler os artigos que lhe enviarei, o livro de Logística Reversa de Paulo R. Leite e depois definir sobre o que exatamente irá pesquisar.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Patrícia,
    Gostaria de ver a possibilidade de você me ajudar
    Me chamo Ramon Andrade e estou fazendo um trabalho de logística reversa reverente a Vidros e gostaria de saber se tem como disponibilizar algum material sobre esta assunto, por se tratar de um tema ‘’novo’’ não tem muita informação em livros sites e revistas

    Meu email Ramon@sommaplast.com.br

    Att.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ramon,
    É claro que posso te ajudar! Enviarei os materiais que possuo no seu e-mail, ok? Veja nos outros posts as indicações de livros e sites, nos quais poderá encontrar mais materiais, ok?
    Abraços e se tiver dúvidas, poste no blog, ok?

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigado Patrícia

    Estes materiais que você me encaminhou, estão sendo muito uteis.


    Ramon Andrade

    Att.

    ResponderExcluir
  6. Ola Patricia,

    Meu nome é Debora e tbm estou fazendo um TCC so bre LR do vidro, gostaria de saber se podemos trocar informações e quais materias disponiveis que possui.

    Meu e-mail: dede_vaglerini@yahoo.com.br
    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Olá Débora, como vai?
    Estou enviando alguns materiais no seu e-mail. Com certeza, podemos trocar informações, só lhe peço que poste aqui no blog, pois procuro concentrar todos os contatos aqui, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. ola patricia td bem com vc? então estou cursando o segundo semestre de logisticae o meu tema de tcc é logistica reversa de vidros gostaria de saber se vc teria algo pra me ajudar a desenvolver meu trabalho. ja te agradeço

    ResponderExcluir
  9. ola patricia td bem com vc ? sou do segundo semestre de logistica e meu tcc é sobre logistica reversa de vidros gostaria de saber se teria algo q me ajudasse a desenvolver meu trabalho?
    meu email é liete_lica646@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Enviei materiais no seu e-mail, se tiver mais dúvidas, por favor poste aqui no blog e logo responderei, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,

    alguem conhece uma empresa que faça a logistica reversa do vidro? estou a procura para efetuarmos um estudo de caso.

    Grata,

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Existe uma empresa que realiza a logística reversa de vidros automotivos, a Autoglass, dê uma olhada no site:
    http://www.autoglass.com.br/?pg=detalheautoglassnamidia&m=340

    ResponderExcluir
  13. Olá Patrícia, estou realizando meu TCC sobre Logística Reversa com foco no projeto Bioconsciência do Boticário, em retornar as emabalagens de seus produtos, você poderia me encaminhar o material que tem sobre logística reversa de vidros. Agradeço desde já, meu e-mail é flavicente@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Enviei materiais sobre LR (mais genéricos) e também sobre LR de vidro. Espero que sejam úteis.
    Se tiver mais dúvidas, por favor, poste no blog e logo responderei.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Patrícia....
    Meu nome é Camila e estou no último semestre de logística e meu TCC é sobre Logística reversa de vidros, englobando as empresas que o fazem e a forma que é feita.
    Tenho muito pouco material e gostaria de saber se você poderia me auxiliar ??
    Aguardo retorno !!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Olá Camila, como vai?
    Posso, com certeza! No entanto preciso do seu e-mail para lhe enviar materiais.
    Acesse também o menu da página inicial do blog, na aba "materiais grátis",indico vários links para download de materiais grátis, também indico livros, revistas. Dê uma olhada, ok?
    abraços,

    ResponderExcluir
  17. Olá Patricia, estou bem e vc?
    Agradeço a sua atenção, meu e-mail é:
    camila@brandassi.com.br ou
    camila.milo13@hotmail.com
    Abraços !!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Eu faço curso técnico de logística e meu tema adivinha?
    é esse msmo a reciclagem do vidro,vc poderia mandar algum material referente a LR do vidro, pro meu e-mail jederson_hero@yahoo.com.br
    queria algo voltado mais a área de bebidas, consumo, não voltado ao setor automotivo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Enviei materiais no seu e-mail, alguns sobre LR (um pouco mais genéricos) e outros sobre LR de vidro, infelizmente não tenho muito material sobre isso especificamente, mas pesquise no menu da página inicial - Materiais grátis - e com certeza encontrará algo.
    Espero que sejam úteis.
    Se tiver mais dúvidas, por favor poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Olá Patricia adorei ter conhecido seu blog preciso de sua ajuda urgenteeeee pois o tema do meu tcc é "reciclagem de vidro" envie materiais no meu email,de como poderemos montar esta empresa.meu email é:fabiana.vicente2010@gmail.com dede ja agradeço!

    ResponderExcluir
  21. ola patricia encontrei seu blog que tem o tema do meu tcc"reciclagem de vidro" por favor me ajude, envie materiais sobre o tema,como posso montar essa empresa to ficando desesperada... meu email é:fabiana.vicente2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Fabiana, tudo bem?
    Não se desespere, para tudo há uma solução, rsss...
    Já enviei materiais sobre LR no seu e-mail (alguns mais genéricos e outros especificamente sobre vidro ok?) Se vc precisar montar uma empresa, procure no site do Sebrae, eles tem um manual para índústria/usina de reciclagem, no google vc deve encontrar também, ok?
    Abraços e boa sorte, se precisar de algo poste no blog e logo responderei ok?

    ResponderExcluir
  23. Olá Patricia,

    Eu e uma amiga Estamos elaborando o TCC com o tema Logística Reversa de embalagens de vidro pós-consumo.
    Peço sua ajuda com todo tipo de informações que tiver sobre o tema. O final do canal será a reciclagem, pretendemos também desenvolver um projeto.
    Por favor, nos envie todos os materiais disponíveis, já estamos no final do curso nosso tempo é curto e temos muita pesquisa pela frente
    Agradeço desde já,
    fernandadsleitao@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Fernanda,

    enviei materiais no seu e-mail sobre LR (mais genéricos) e sobre reciclagem de vidro. Acesse o site da Abividro, encontrará estatísticas sobre o assunto.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  25. Patricia,

    Tenho que realizar um trabalho sobre Logistica Reversa gostaria de fazer sobre o vidro com isto seria possível me encaminhar material sobre este assunto.
    Meu e-mail é sheilapatriciaferreira@hotmail.com
    E desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Olá Sheila,
    Enviei materiais no seu e-mail, dê uma olhada também no menu do topo da página, nas abas "livros", "materiais grátis", e "links úteis", você pode baixar materiais e encontrar mais referências.
    Se precisar de algo mais, poste aqui no blog e logo responderei, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  27. ola, Patricia estou fazendo um tcc com o tema logistica reversa de garrafas de vidro, você tem algum material que possa me disponibilizar?
    Meu email é dri110@hotmail.com
    Grata
    Adriana

    ResponderExcluir
  28. Olá Adriana, tudo bem?
    Obrigada por sua participação no blog. Não se desespere... rs. Já enviei materiais no seu e-mail
    sobre logística reversa mais genéricos e também sobre logística reversa de vidros. Tente também dar uma olhadinha no menu do topo da página, na aba: "Materiais grátis", nos sites que indico você pode pesquisar e fazer o download de materiais gratuitamente, por assunto... procure também por "reciclagem de vidro". Além disso acesse o site da Abividro: http://www.abividro.org.br/index.php/24
    Há várias informações sobre a reciclagem, ok?
    Se tiver mais dúvidas poste aqui no blog e logo responderei.
    Abraços e boa sorte na sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  29. Olá Patricia!!
    Bom meu nome é Fabiano de Paula sou aqui do Paraná exatamente de Toledo aqui no oeste do estado, estudo no ultimo ano do curso de administração da puc, sobre a logistica reversa , bem estamos começando a fazer um trabalho sobre a reciclagem de vidros e como o assunto é bem complicado e pouco abrangido gostaria de contar com sua colaboração para poder desenvolver um trabalho legal.


    meu email é : fabiano.depaula@hotmail.com

    Qualquer informação que puder me passar seria de muita gratidão por nossa parte. Desde já agradeço. Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  30. Olá Fabiano, como vai?
    Enviei materiais no seu e-mail, alguns sobre LR mais genéricos e outros sobre LR de vidros. Espero que sejam úteis. Além disso, dê uma olhada no menu no topo da página do blog, na aba "Materiais grátis", existem diversos sites nos quais você pode baixar materiais gratuitamente e pesquisar por assunto, caso tenha mais alguma dúvida, poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  31. Patrícia, boa noite,

    Gostei muito da matéria que você publicou no seu blog sobre logística reversa de vidros, e gostaria, se for possível, que você me enviasse algum tipo de material sobre LR em geral e especifcamente sobre LR do vidro. Meu e-mail é luiz.antonio.freitas @gmail.com.
    Desde já agradeço a atenção.

    Alle,

    Luiz Antonio Freitas

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Luiz Antonio,
    enviei materiais no seu e-mail sobre LR e outros especificamente sobre LR de vidro, espero que sejam úteis. Também seria interessante você acessar o site da Abividro, a associação das indústrias de vidro, há muitas informações úteis. Também dê uma olhada no menu do topo da página, pode encontrar mais materiais, ok?
    abraços e boa sorte em sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  33. Olá Patrícia,
    Primeiramente quero lhe dar os parabéns pelo excdeente trabalho realizado através deste blog, em segundo lugar pela execelente literatura proposta por você no seu livro e em terceiro lugar,gostaria de saber se você dispõe de algum material relacionado á “Logística Social” – conceito,objetivos, exemplos e aplicabilidade.
    Sou aluno do curso de Tecnologia em Loística em São José dos Campos - SP - e precsio fazer um estudo dirigio sobre o tema, se houver possibiliadae de me ajudar, desde já agradeçoo apoio e estimo sucesso e crescimento cada vez mais!!!!!
    Meu e-mail é : rafael.r.diniz@hotmail.com
    Mais uma vez agradeço a atenção, e grande abraço!

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Rafael, tudo bem?
    Desculpe pela demora em responder, estive com problemas na internet por alguns dias...
    Agradeço os elogios ao blog, fico feliz em poder auxiliar de alguma forma. Com relação à logística social, não tenho materiais especificamente sobre este tema, mas os benefícios sociais estão diretamente ligados à PNRS, com a inclusão dos catadores de materiais recicláveis na coleta seletiva e retorno dos resíduos para revalorização. Creio que poderia trabalhar algo neste sentido. Na verdade, os benefícios sociais são obtidos de forma indireta com a implementação da logística reversa, pois criam-se empregos e consequentemente renda. Talvez você encontre algo pesquisando sobre reciclagem e benefícios sociais, cabe ressaltar que reciclagem é uma das possibilidades da LR. Enviei materiais sobre PNRS para vc, dê uma olhadinha ok?
    Abçs e se tiver dúvidas poste no blog, que logo responderei.

    ResponderExcluir
  35. Olá Patricia, Bom dia!
    Estou fazendo um trabalho de conclusão de curso, mas com um tema um pouco complexo, é a tecnologia da informação na logistica reversa, como não existem sistemas específicos para a cadeia reversa, e muitas empresas as quias entro em contato não me dão informações, gostaria de saber se você poderia me ajudar.
    Meu nome é Victoria, email é victoriasantana2010@hotmail.com

    Desde já estou agradecida.Att,

    ResponderExcluir
  36. Olá Victoria, Realmente sobre este tema é meio complicado encontrar materiais, tenho 2 artigos sobre isso e além disso, falo um pouco sobre isso no meu livro, o qual está disponível no site: http://www.clubedeautores.com.br/book/44969--Logistica_Reversa
    Existem alguns sistemas e tecnologias que podem ser adaptados para incluir atividades de LR. Enviei também outros materiais para vc, espero que sejam úteis. Abçs

    ResponderExcluir
  37. Ola patrícia, boa tarde!!
    adorei seu blog, sou estudante de Design Gráfico pela UNINORTE ( manaus-am)e estamos fazendo um projeto de pesquisa sobre a reutilização de embalagens de vidro, pode ser para criação de itens decorativos etc...em fim uma forma sustentável para a reutilização do vidro. Gostaria de uma auxilio seu. no mais vc está de parabéns!!!

    meu e-mail: berghe.design@gmail.com

    att Berghe

    ResponderExcluir
  38. Olá Berghe, boa tarde!
    Obrigada pelo comentário!
    enviei alguns materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis.

    att,
    Patricia

    ResponderExcluir
  39. nosssaaa... vlw pela ultra mega rapidez resposta! rsrs
    ja estou olhando todos os arquivos e com certeza todos serão uteis!
    mais uma vez muito obrigado! :)

    ResponderExcluir
  40. Ola , Patricia.
    Vou começar meu TCC com o tema: Os beneficios para saude do vidro como embalagem. Vc poderia me enviar alguns materiais a respeito?

    ResponderExcluir
  41. Ola, Patricia.
    Vou começar a fazer meu TCC. Vou usar o tema: ''os beneficios para saude do vidro como embalagem''. Vc tem e poderia me enviar alguns materiais?

    ResponderExcluir
  42. Ola , Patricia.
    Vou começar meu TCC com o tema: Os beneficios para saude do vidro como embalagem. Vc poderia me enviar alguns materiais a respeito?

    ResponderExcluir
  43. Boa noite Patricia. Me chamo Márcio Santos.
    Gostaria que me ajudasse no meu TCC cujo o Tema é Logística reversa: os fluxos logísticos de garrafas de vidro usadas como apoio à sustentabilidade ambiental. Estamos quase fechando o trabalho. Apenas com dificuldade para encontrar material que trata sobre logística reversa do vidro em si. Queremos falar do processo de reciclagem assim como o beneficiamento do vidro. desde já agradeço. Meu e-mail é: marcioadm2017@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Olá Márcio,
    Infelizmente há poucos trabalhos sobre LR de vidro, principalmente porque o valor da tonelada de vidro para reciclagem é muito baixo, em alguns estados nem se recicla, o processo fica muito caro. Você encontrará dados no Cempre, Abividro, Abrelpe... Além disso, procure nos links que indico nas abas no topo do blog. Nesses links irá encontrar muitos materiais. att.

    ResponderExcluir
  45. Olá Patricia, trabalho há alguns anos no ramo de vidros e percebi a dificuldade no descarte. Gostaria de atuar no mercado de reciclagem e LR de vidros. Gostaria muito da sua ajuda para eu saber qual o primeiro passo. Quero informações a respeito, pq na internet não tem algo objetivo. Você pode me auxiliar!??

    Att,
    Helberth Barcelos
    helberth_barcelos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Ola Patricia,estou fazendo trabalho sobre a Logistica Reversa de vidros,por favor envie materiais para o meu e mai
    rosemarieloliveira2007@gmail.com

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br