"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Programa da ONU cita ação de troca de geladeiras no RJ

O programa de troca de geladeiras para consumidores de baixa renda da Ampla, concessionária de energia elétrica do Estado do rio de Janeiro, foi citado no Relatório Global do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2009/2010. Nos últimos três anos, a Ampla trocou 11.260 máquinas velhas por modelos novos e eficientes.
Cerca de 2,6 toneladas de gases poluentes foram regenerados com o programa que recebe um investimento anual de R$5 milhões. Segundo a empresa, com o benefício, a conta de luz das famílias contempladas foi reduzida em até 20%.
O programa atende norma da Aneel que obriga todas as empresas de energia a destinarem 0,5% do seu faturamento líquido à iniciativas de eficiência energética.
A distribuidora descarta o gás clorofluorcarbono (CFC) das geladeiras antigas segundo as normas do Protocolo de Montreal e separa e recicla todas as outras partes das máquinas, desde o plástico até as ferragens.
A ação da Ampla foi escolhida entre mais de 2700 programas de 120 países apresentados à ONU e foi apresentada aos participantes da Cúpula do Clima em Copenhague, em 2009, por meio de um vídeo  veiculado em 119 emissoras em todo o mundo.


Por: Fernanda Dalla Costa
Fonte: http://www.revistasustentabilidade.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br