"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Adidas lança tênis circular e avança na transição para a sustentabilidade

O tênis Adidas Ultra BOOST DNA LOOP, criado a partir de um único material e sem cola para que ao final de seu uso possa ser devolvido à Adidas, decomposto e reutilizado para criar novos tênis de corrida de desempenho, logo estará nos pés dos consumidores como parte de um lançamento encenado.
 
                                                                                                     Fonte da imagem: Adidas

Em abril de 2019, 200 criadores de todo o mundo estiveram envolvidos no primeiro julgamento fechado do processo, recebendo os tênis de corrida Gen 1 UltraBOOST DNA LOOP, usando-os e devolvendo-os à Adidas para renascer, além de fornecer feedback valioso sobre o design e processo. 

Em novembro de 2019, os primeiros tênis de corrida Gen 2 UltraBOOST DNA LOOP foram produzidos e incluíram TPU reciclado dos pares Gen 1. Novamente, os 200 criadores foram solicitados a colocar o tênis em ação para fornecer feedback que ajudaria a preparar a Adidas para levar o conceito revolucionário a um público mais amplo. 

Tendo aprendido com essas duas experiências iniciais fechadas, a adidas está agora disponibilizando os sapatos ao público pela primeira vez durante o festival digital Creators Club Week em outubro. Apresentados ao mundo em um filme com Karlie Kloss, 1.500 membros do Creators Club serão convidados a participar de um teste beta de uma experiência digital especialmente projetada por meio do aplicativo da Adidas que será a pedra angular do lançamento comercial completo do 'Feito para franquia be Remade 'em 2021. 


Os 1.500 membros receberão os tênis gratuitamente da Adidas e se tornarão parte de uma microcomunidade de sustentabilidade que irá co-criar com a Adidas em uma verdadeira moda de código aberto para modelar ainda mais e ajustar a experiência. O programa de 21 semanas será conduzido pelo aplicativo da Adidas com as ações e feedback das comunidades ajudando a preparar o modelo de engajamento para o futuro. Ao se inscreverem no sorteio, eles se comprometem a devolver os sapatos para serem lixados, desfiados e transformados em algo novo.

Fonte: Tradução livre do site Biomarket Insights
Autor:  Luke Upton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br