A alfândega da Receita Federal apreendeu mais de 350 toneladas de vidro contaminado por chumbo no Porto de Navegantes na manhã desta quarta-feira (11). Esta é a maior apreensão do gênero no Brasil. A carga contendo tubos de televisões antigas, a maioria quebrados, chegou em 15 contêineres. A importação foi registrada em agosto e saiu dos Estados Unidos.
Nas caixas, o exportador declarou a carga corretamente - disse que havia tubos de raios catódicos. O importador informou que os contêineres estavam carregados com cacos, fragmentos e resíduos de vidro, o que é permitido. O problema só foi descoberto porque a Receita abriu as cargas e contatou a contaminação por chumbo.
Em três anos o complexo portuário recebeu quatro cargas de lixo irregulares. Esta foi a única contendo vidro contaminado. O importador vai ter que devolver toda a carga para os Estados Unidos.
Após os procedimentos do Ibama, o importador tem cinco dias para devolver a carga irregular. Caso isso não ocorra, a Receita Federal aplica uma multa de R$ 10 por quilo de carga, o equivalente a mais de R$ 3,5 milhões.
O chumbo pode contaminar o meio ambiente, animais e pessoas. Em humanos, a intoxicação pode levar a anemia, disfunção renal, hepatite e encefalopatia.
Ademais, é expressamente proibido importar lixo para o Brasil.
Fonte: G1/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário